Pesquisar este blog

domingo, 30 de abril de 2017

Belchior - Vício Elegante (CD 1996)

 Álbum se destaca por releituras de hits da Marina, Zé Ramalho e Márcio Greyck
O público ainda nem assimilou integralmente a morte do Jerry Adriani, no domingo passado, dia 23, e agora é surpreendido com mais uma triste notícia. Desta vez, o falecimento do Belchior, aos 70 anos, mesma idade do Jerry, na noite deste sábado, 29, em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. A causa do falecimento ainda é desconhecida. O corpo do músico, desaparecido há 11 anos por auto-exílio, deve ser transferido para o Ceará ainda neste domingo, 30. O sepultamento será realizado em Sobral, onde nasceu em 26 de outubro de 1946, a 240 km de Fortaleza. Em homenagem póstuma, vou postar este “Vício Elegante”, CD lançado em 1996, com releituras de canções conhecidas, como “Aparências” (sucesso do Márcio Greyck), “Táxi boy – Garoto de Aluguel” (Zé Ramalho), “Charme do Mundo” (Marina) e outras. A faixa que dá título ao CD é a única autoral, feita em parceria com Ricardo Bacelar.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes tomou gosto pela música através do estudo na escola e do contato com a cultura popular. Aluno brilhante e leitor voraz de literatura, estudou medicina, mas optou por fazer carreira como cantor e compositor. Entre 1965 e 1970, tentou a sorte em festivais estudantis e tornou-se apresentador de um programa musical na TV local, em Fortaleza. Estreou em disco solo em 1974 e, dois anos depois, a partir do segundo álbum, "Alucinação" (na foto acima), firmou-se como grande revelação da MPB, inicialmente como compositor. Roberto Carlos havia gravado “Mucuripe” em 1975, e Elis Regina ampliou sua fama ao gravar "Velha roupa colorida" e "Como nossos pais" no clássico álbum "Falso Brilhante". Outro sucesso de sua autoria, “Paralelas”, foi gravado pela Vanusa em 1975.

Sucesso popular e de crítica nos anos 1970 e começo dos 1980, Belchior desenvolveu uma longa e regular carreira fonográfica até 1999. Nas últimas duas décadas, mesmo sem lançar discos, tornou-se objeto de culto e viu trabalhos como os álbuns "Alucinação", de 1976, e "Coração Selvagem", de 1977, serem aclamados como obras fundamentais da nossa música. Em 2003, quando o poeta Carlos Drummond de Andrade completaria 101 anos, o artista surpreendeu os fãs com o projeto “As várias caras de Drummond” (na foto ao lado), formado por livro com 31 gravuras e dois CDs, vendido em bancas de jornais. O projeto, feito em parceria com a Editora Caras, se destacou por desenhos e poemas musicados pelo Belchior .

Em 2006, o artista sumiu sem deixar (muitos) vestígios, motivado por uma separação e acúmulo de dívidas. Belchior deixou o flat onde morava com a mulher e os dois filhos na zona sul da capital paulista. Ele também abandonou os dois carros, um no Aeroporto de Congonhas, e outro  num estacionamento próximo ao seu apartamento. A partir daí, Belchior sumiu, passou a se disfarçar, e teria até perdido o velório da mãe, Dona Dolores, para não ser encontrado. Um triste fim para um grande talento. Confira:

01 - Almanaque 
(Chico Buarque)
02 - Doce Mistério Da Vida (Ah! Sweet Mistery Of Lif
(V. Herbert)
03 - O Tolo 
(Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
04 - Taxi Boy (Garoto De Aluguel) 
(Zé Ramalho)
05 - Esquadros 
(Adriana Calcanhoto)
06 - Aliás 
(Djavan)
07 - Vício Elegante 
(Ricardo Bacelar - Belchior)
08 - O Nome Da Cidade 
(Caetano Veloso)
09 - Charme Do Mundo 
(Marina Lima - Antônio Cícero)
10 - Aparências 
(Cury - Ed Wilson)
11 - Paixão 
(Kledir Ramil)
12 - Eternamente 
(Liliane - Sergio Natureza - Tunai)
13 - Panis Angelicus 
(Sergio Tannus - Tradicional - Zé Américo) 


4 comentários:


  1. http://www82.zippyshare.com/v/67lY2FGM/file.html

    ResponderExcluir
  2. jose mauricio- MACEIO AL. um artista de primeira linha. BELCHIOR se foi, mais deixou dezenas de musicas inesqueciveis. parabens CHICO pelos posts. abracao.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, esse projeto dos poemas, teria como publicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo

      Esse projeto já foi disponibilizado pelo Túnel do Tempo. O link é este:

      https://mega.nz/#!nNFFTaiC!i-tG7ZB5FLUjjiMdAMM08bYheT7Ed3f91ckY-28LyYo

      Excluir