Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Zé Ramalho - Coletânea Especial (2017)

 Coletânea com vinte faixas incluem sucessos, curiosidades e releituras
Esta coletânea do Zé Ramalho, montada pelo amigo Aderaldo, a quem agradeço, é pra ouvir da primeira até a última faixa, pois reúne sucessos e curiosidades do cantor e compositor paraíbano. Entre os hits, os destaques são “Admirável gado novo” e “Mistério da meia-noite”, sendo que as curiosidades ficam para os duetos, como “Guerra de facão” (com Falcão) e “Eu vou pra lua” (com Cascabulho). No total, são 20 faixas, que ainda incluem releituras do Raul Seixas (“Ouro de tolo” e “S.O.S”) e Geraldo Vandré (“Pra não dizer que falei das flores”).

José Ramalho Neto nasceu em 3 de outubro de 1949 na cidade de Brejo do Cruz. na Paraíba. É primo da cantora Elba Ramalho. Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para a capital João Pessoa. Lá, fez parte do conjunto “Os 4 Loucos” (na foto ao lado, em 1968, com Roberto Carlos), e participou de apresentações de ídolos da Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno e Lílian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan. Em 1974, tocou na trilha sonora do filme “Nordeste: Cordel, Repente e Canção”, de Tânia Quaresma, e passou a misturar as suas influências: de Rock "n" Roll a forró.

Um ano depois, gravou seu primeiro álbum, Paêbirú, com Lula Côrtes, na gravadora Rozenblit. Hoje em dia, as cópias desse disco (na foto ao lado), são disputadas por colecionadores e valem muito por serem raras. Em 1976, mudou-se para o Rio de Janeiro, e em 1977 gravou seu primeiro álbum solo, Zé Ramalho, na Epic/CBS (Sony). que o projetou em todo o País. O álbum trouxe sucessos como “Avohai” (lançado pela Vanusa), “Vila do Sossego”, “Chão de giz” e outros. Em 1979, veio o segundo álbum, “A Peleja do Diabo com o Dono do Céu”, que o consolidou como cantor e compositor, graças aos hits “Admirável gado novo”, “Frevo mulher” (música lançada pela Amelinha) e “Garoto de aluguel”. A partir daí, não parou mais, e sua produtiva carreira pode ser acompanhada no site (aqui) do artista. Confira a seleção:

01 – Leva eu sodade
02 – Cidadão 
03 – Ele disse
04 – Mesmo que seja eu
05 – A terceira lâmina
06 – Não vendo, nem troco (Part. Esp. Dominguinhos)
07 – Garoto de aluguel (Taxi Boy)
08 – O meu País
09 – O vento vai responder (Blowin’ In The Wind)
10 – Paraíba (Part. Esp. Flávio José)
11 – Mistério da meia-noite
12 – Ouro de tolo
13 – Entre a serpente e a estrela (Amarillo By Money)
14 – Guerra de facão (Part. Esp. Falcão)
15 – Mr. do Pandeiro (Mr.Tambourine Man)
16 – Temporal 
17 – S.O.S
18 – Eu vou pra lua (Part. Esp. Cascabulho)
19 – Admirável gado novo
20 – Pra não dizer que não falei das flores


COLABORAÇÃO/SELEÇÃO DO REPERTÓRIO: Aderaldo


2 comentários: