Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Harry Belafonte - A Merry Christmas (EP 1958)

Disco produzido na Inglaterra pela RCA Victor traz quatro músicas natalinas
Conhecido no Brasil pelo hit “Banana Boat Song”, gravado em 1956, Harry Belafonte comparece no blog com este “A Merry Christmas”, compacto duplo de 45 RPM, lançado em 1958 na Inglaterra pela RCA Victor. O EP, com músicas natalinas, foi enviado pelo amigo Laércio, a quem agradeço por mais esta valiosa colaboração. O vinil, como se pode notar, é mais um daqueles fabricados para essa época do ano, funcionando como presente de Natal, com espaço impresso na contracapa para escrever os nomes de quem oferece e recebe o EP.

Harold George Belafonte nasceu em Nova Iorque, no bairro negro do Harlem, em 1 de março de 1927, e passou a infância na Jamaica, país natal de sua mãe. De volta aos Estados Unidos, fez o colegial numa escola pública da cidade e serviu na marinha durante a Segunda Guerra Mundial. No fim dos anos 1940, começou a ter aulas de arte dramática junto com Marlon Brando, Tony Curtis e Sidney Poitier, enquanto trabalhava junto ao teatro negro americano. Anos depois, receberia um Prêmio Tony por seu trabalho nos palcos da Broadway. Durante sua carreira tem sido um radical ativista político, envolvido em lutas pelos direitos civis e diversas causas humanitárias. Na foto acima, ao lado de Martin Luther King.

Belafonte iniciou sua carreira na música como cantor em night-clubs de Nova Iorque para pagar por suas aulas de ator. Seu repertório misturava o pop com o folk ianque, pelo qual se interessou ao voltar da guerra. Em 1952 conseguiu um contrato de gravação na RCA Victor, e quatro anos depois seu álbum “Calypso” (na foto ao lado) explodiu nas paradas norte-americanas, sendo o primeiro LP a vender mais de um milhão de cópias no país. Foi este disco que apresentou o calypso ao público local e o consagrou como "Rei do calypso", apelido pelo qual ele tinha fortes reservas.

Durante os anos sessenta, além de ganhar dois prêmios Grammy e seis discos de ouro, introduziu diversos novos artistas ao público norte-americano, notadamente a cantora sul-africana Miriam Makeba com quem gravou diversas músicas antiapartheid, e um de seus álbuns de sucesso, de 1962, traz a primeira gravação registrada de um jovem tocador de harmônica chamado Bob Dylan. Com a chegada dos Beatles aos Estados Unidos e a invasão do rock inglês nas paradas musicais, o sucesso de Belafonte começou a diminuir. Mesmo sem o mesmo status de astro dos primeiros anos, ele continuou a fazer grandes shows pelo país e pelo mundo até 2003, quando anunciou sua aposentaria dos palcos. Confira o EP:

01 - Mary`s Boy Child
(Hairston)
02 - Where the Little Jesus Sleeps
(Okun - Corman - Carter)
03 - Mary, Mary
(Brooks - Corman)
04 - The Son of Mary
(Adapt. Okun - Corman - Carter)



COLABORAÇÃO: Laércio


2 comentários:


  1. http://www60.zippyshare.com/v/j0zCEamH/file.html

    ResponderExcluir

  2. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/1278+-+HARRYBLF,1155904922.rar(archive)

    ResponderExcluir