Grupo The Brazilian Bitles, do Rio de Janeiro, esteve na ativa entre 1965 e 1969
Coletânea reúne músicas do repertório da banda, mas com outros artistas
Se você curtiu as coletâneas “
Para lembrar Os Incríveis” e “
Para lembrar Carmen Miranda”, com certeza vai gostar desta “Para lembrar The Brazilian Bitles”, pois segue a mesma filosofia de incluir músicas do repertório desses artistas, mas no registro de outros músicos e intérpretes. Agradeço, mais uma vez, ao amigo Aderaldo, nosso colaborador, que teve o trabalho de selecionar e reunir as canções da coletânea. É bom destacar que nem todas as canções foram originalmente gravadas pela banda, que criou repertório variado, entre canções do grupo e versões de hits internacionais, como o sucesso "Gata" (
Wild Thing), dos Troggs, além de tantas outras dos The Beatles, sua principal fonte de influência, como revela o próprio nome da banda, apesar de não se limitar apenas a beatlemania.
A banda foi formada no Rio de Janeiro em 1965, a partir do núcleo de outro grupo da época, The Dangers, em que participavam o guitarrista Vitor Trucco e o cantor e guitarrista Jorge Eduardo. Os Brazilian Bitles contavam na sua formação original com Vitor Trucco (guitarra solo e depois, baixo), Luiz Toth (bateria), Fábio Block (baixo, depois guitarra), Jorge Eduardo de Almeida (voz e guitarra-base) e Eliseu da Silva Barra, o Ely Barra (cantor e teclados). Estrearam na boate "La Candelabre", com grande repercussão na mídia. Músicas como "Dedicado A Quem Amei", "Deixe Em Paz Meu Coração" e "Cabelos Longos, Idéias Curtas" se tornaram hits radiofônicos instantâneos. Uma das principais características dos Brazilian Bitles era o seu grande humor e as cabeleiras dos seus integrantes.

Este visual, associado à juventude radiante dos seus integrantes, fez com que a banda fosse convidada a participar no cinema do longa "Rio, Verão E amor", de 1966, o primeiro filme colorido brasileiro. Na TV Excelsior do Rio, o grupo passou a apresentar o programa "BBC - Brazilian Bitles Club". O programa ia ao ar aos sábados à tarde e fez sucesso entre o público jovem carioca. Em 1966, participaram da coletânea "
Os novos reis do iê-iê-iê", e no ano seguinte gravaram o LP de estreia, "É onda", ambos pelo selo Polydor, com grande sucesso. No final de 1967, lançaram seu segundo disco, "The Brazilian Bitles - Volume 2", na mesma gravadora. Neste disco, os músicos homenagearam Albert Pavão, um dos pioneiros do rock nacional, ao regravarem "Filhinho do Papai", lançada como faixa de abertura do LP, e presente nesta coletânea em sua gravação original. O álbum ainda trouxe a releitura do hit "Pára Pedro", incluindo nos arranjos instrumentos inusitados para o rock, como violas e outros instrumentos de corda.
Em 1968, é lançado o último LP da banda, "The Brazilian Bitles – Volume 3". Até 1969, The Brazilian Bitles atuou na divulgação do rock e da Jovem Guarda. Eles talvez tenham sido o primeiro grupo brasileiro a associar música e humor, como faria o Ultraje A Rigor, vinte anos depois. Eventos como a famosa "Missa do Iê-Iê-Iê" na igreja e a participação do grupo no cinema e na televisão confirmam tudo isto. Somente a versão do Rossini Pinto para o clássico "Satisfaction", dos Rolling Stones, gravada pelo grupo como "Não tem jeito", e regravada pelo Serguei nos anos 1980, já colocaria a banda entre as mais importantes dos anos 1960, mas eles fizeram muito mais, como demonstram os três álbuns gravados e já postados em vários blogs. Confira nossa homenagem:
01 - Sayonara Show Banda – Cabelos longos, ideias curtas (Cheveux Longs Et Idées Courtes)
02 - The Supersonics – Help! (Help!)
03 - The Fevers – Não tem jeito (Satisfaction)
04 - The Mindbenders – A groovy kind of love (Faz Feliz assim)
05 - Antoine – O jogo de futebol
06 - The Equals – Baby come back (Volte, Meu Bem)
07 - Albert Pavão – O filhinho do papai
08 - Os Britos – Nowhere man (O Homem Só)
09 - Sérgio Reis – Para Pedro
10 - Os Vips – Obrigado querida (Thank You Girl)
11 - The Fevers – Gata (Wild Thing)
12 - Os Carbonos – Hold me tight (Esperando Você)
13 - Bitkids – Mary (I’ve Just Seen A Face)
14 - Peret – Es preferible (Vou Dar Risadas)
15 - Augusto Righetti – Non sei dritta (Day Tripper) (Qual A Razão?)
BÔNUS (INSTRUMENTAIS)
16 - Cardinale – O barqueiro
17 - The Five - Cabelos longos, ideias curtas (Cheveux Longs Et Idées Courtes)
18 - Ed Maciel e sua Orquestra – Satisfaction (Não Tem Jeito)
19 - The Star Boys – Help!
19 - The Pop´s – Day tripper (Qual A Razão?)
19 - The Star Boys – Help!
20 - Os Milionários – O jogo de futebol
21 - Ed Maciel e sua Orquestra - Hold me tight (Esperando Você)
22 - The Pop´s - Day tripper (Qual A Razão?)
Colaboração: Aderaldo