Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2013

Vários intérpretes - Garotas e rock (LP RCA - 1960)

Álbum lançado em 1960 pela RCA Camden reúne pioneiros do rock brasileiro
Como você pode ver, este álbum é do tempo em que “garota” se escrevia com acento circunflexo na vogal "o". Não por acaso, o disco foi lançado em 1960, há mais de 50 anos, período em que a ortografia brasileira passou por algumas reformas. Na época, o rock nacional dava os primeiros passos, e este LP ganha importância por reunir raros registros dessa fase pioneira. Era a época em que os jovens Tony Campello, Celly Campello, Carlos Gonzaga, Ronnie Cord e outros faziam sucesso entre os fãs do rock’n’roll.

A busca pela garotada por um espaço neste cenário musical ganhava vulto, como atesta o texto impresso na contracapa: “A RCA Camden escolheu alguns esplêndidos números interpretados por algumas revelações vocais e instrumentais brasileiras no gênero musical atualmente em voga no mundo inteiro. Temos aqui os cantores Victor Rafael, Carlos Roberto e Léo Vaz; as cantoras Elza Ribeiro, Carlos Baroni e Katya Castelar, e o já afamado conjunto instrumental The Selvis”.  O principal nome do disco é o da Elza Ribeiro, que abre e encerra os dois lados do LP, com destaque para a sua versão de “Banho de lua”, sucesso da Celly Campello, enquanto a única banda presente na lista executa o clássico "Rock around the clock". Confira:

01 - Elza Ribeiro - Johnny Kiss
..... (Gelmini - Danpa - vs: Fred Jorge)
02 - Carla Baroni - Banjo boy
..... (Charfly Niessen - vs: Carla Baroni)
03 - Léo Vaz - Quero outra noite sonhar
..... (Graça Batista - Jonas Garret)
04 - The Selvis - Rock around the clock
..... (J. De Knight - M.C.Freedman)
05 - Katya Castelar - Caravelas coloridas
..... (A.Antonio Pastor - M. Tereza Cavalheiro)
06 - Elza Ribeiro - Conversa ao telefone (Pillow talk)
..... (Pepper - James - vs: Fred Jorge)
07 - Elza Ribeiro - Biologia (Biology)
..... (S.Edwards - S.Wayne - vs: Fred Jorge)
08 - Carla Baroni - Não há lugar (No vacancy)
..... (Sedaka - Greenfield - vs: Carla Baroni)
09 - Victor Rafael - Minha serra
..... (José Henrique)
10 - The Selvis - Stairway to heaven
..... (Sedaka - Greenfield)
11 - Carlos Roberto - Cedo demais
..... (Carlos Roberto - Fred Jorge)
12 - Elza Ribeiro - Banho de lua (Tintarella di luna)
..... (Migliacci - De Filippe - vs: Fred Jorge)

13 comentários:

  1. http://www12.zippyshare.com/v/49346778/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/0162+-+G*26R,205417951.rar(archive)

      Excluir
  2. Obrigado por mais este. Seu acervo é inesgotável e sua generosidade e desprendimento é imensurável.
    Grande abraço.
    Aderaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que escreveu é você. O mesmo se aplica ao Miguel. Quem participa da comunidade sabe que não exagero.
      A propósito, vi o post do primeiro álbum do Martinho da Vila que você fez na MC&JG. É claro que não me oponho e até lhe agradeço por isso. Como deve saber, eu evito ao máximo fazer qualquer referência sobre o blog na comunidade, pois não quero misturar os dois departamentos. Esclareço que a decisão é pessoal e não tenho nada contra quem faça isso. Tentei mandar uma explicação a você pela sua página do Orkut, mas não consegui. Assim, deixo aqui meu agradecimento a você e o meu aval pra repostar o que desejar do meu acervo n a comunidade. Abração.

      Excluir
    2. Obrigado pelas palavras, pela atenção,consideração e aval.
      Muito obrigado.
      Grande abraço.
      Aderaldo.

      Excluir
  3. Eu aqui de novo e outra vêz mais agradecendo nova pérola que já busquei muito na internet,você vai abrindo seu baú e despertando saudades adormecidas,podem falar por aí que o presente é bom mas não podemos esquecer que já tivemos um passado e foi mais que bom,foi ótimo.Obrigado por despertar o que não devemos esquecer.Abrações.
    Luiz Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer compartilhar, e fico feliz em saber que gostou do post. Aproveito para lhe agradecer pela citação do LP da Elizabeth na comunidade. Como disse ao Aderaldo, eu evito comentar sobre o blog na MC&JG, mesmo sabendo que boa parte do pessoal tem conhecimento de que sou eu quem administro este espaço. Não repare pelo meu silêncio nessas ocasiões. Abs.

      Excluir
  4. Chico,obrigado por mais essa raridade!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu!!! Há muito tempo gostaria de ouvir este disco... Você é realmente o melhor!!! Continue assim...

    Marcos - Rio Claro - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Espero que tenha gostado do disco, pois não deixa de ser um exemplo do que era produzido na época. Abração.

      Excluir
  6. Grande postagem! Só um adendo: The Selvis, era, na realidade, um grupo de estúdio da RCA Victor de que participava o grande saxofonista e, à época, o maior especialista brasileiro no gênero "rock", o saudoso BOLÃO. Bolão, entre 1958 e 1959 esteve na Columbia; em 1960, gravava pelo selo California e a partir de 1961 já grava pelos selos RCA Camden/Victor sob seu próprio nome. É isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo, como sempre, acrescentando informações importantes no blog. Muito obrigado. Eu não sabia que o Bolão fez parte desse grupo de estúdio. Confesso que nunca tinha ouvido falar do The Selvis, nome provavelmente inspirado em Elvis Presley, grande sucesso na época e principal nome do cast da RCA. Abs.

      Excluir
  7. Tenho um LP do The Selvis!Sabia que era um grupo tupiniquim, mas só agora descobri essa informação da origem do grupo, obrigado!

    ResponderExcluir