Pesquisar este blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

Trio Esperança - O fabuloso Trio Esperança (LP 1968)

Álbum marca a despedida da Evinha do trio nesse mesmo ano de 1968
Levante a mão quem curte o Trio Esperança. Aposto que boa parte da audiência que conhece o grupo vocal está virtualmente de braços levantados. Se você é um deles, não deixe de baixar este “O fabuloso Trio Esperança”, o mais obscuro álbum do trio, lançado em 1968, ano em que Evinha – integrante do grupo desde a formação no final dos anos 1950 – partiu para carreira solo. Apesar de desconhecido, o disco é muito bom, e ainda traz a sonoridade dos bons tempos da Jovem Guarda. Sou suspeito pra julgar porque gosto do trio desde o primeiro álbum – aquele que tem os hits “Bolinha de Sabão”, “O passo do elefantinho”, ‘Filme triste”, “Ensinando Bossa Nova”, e outros. Este tem pelo menos duas curiosidades: a gravação em inglês de “Smile”, de Charles Chaplin, John Turner e Geoffrel Parsons, e “A menina”, da Regina Corrêa, integrante do trio, que também entregou a canção para Wanderléa gravar no LP “Pra ganhar meu coração” (1968).

O trio começou com os irmãos Regina, Mário e Evinha Corrêa no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira artística em 1961 pela Odeon, gravando o compacto simples com "Menino do amendoim" e "Rock do espirro", quando os integrantes tinham, respectivamente, 15, 13 e 10 anos de idade. O sucesso nacional veio com "Filme triste", versão brasileira de "Sad movies". A partir daí, gravou o primeiro LP, "Nós somos o sucesso" (1963), "Três vezes sucesso!" (1964), "A festa do Bolinha" (1966), "A festa do Trio Esperança" (1967) e este "O fabuloso Trio Esperança" (1968), marcando o fim da primeira formação. Evinha foi substituída pela outra irmã, Marisa, e com ela o grupo lançou outros LPs nos anos de 1970, 1971, 1974 e 1975, todos na EMI-Odeon.

Evinha, em carreira solo, começou com o sucesso "Casaco Marrom", também gravada em japonês (baixe aqui). Em 1969 participou do IV Festival Internacional da Canção com a música "Cantiga por Luciana", classificada em primeiro lugar. A partir daí, fez sucessos com as músicas "Teletema", "Que bandeira", "Como vai você", "As canções que você fez para mim" e "Sonho lindo". Ela chegou a gravar músicas brasileiras em um disco de Paul Mauriat em 1977, excursionando com o maestro francês pelo Japão e pela China, como crooner da orquestra. Com o tempo, casou-se com o pianista da orquestra Gérard Gambus e passou a viver em Paris. Foi lá, no início dos anos 1990, que ela refez o trio e voltou a se apresentar no exterior com as irmãs Marisa e Regina. O grupo recomeçou com o CD "A Capela do Brasil", de 1992, triplo disco de ouro na França, com mais de 300 mil cópias vendidas, e ainda gravou os CDs "Segundo"  (1995) e "Nosso mundo" (1999). Após uma pausa de 11 anos, o trio lançou na França o álbum "De Bach a Jobim", mantendo a mesma afinação dos primeiros tempos. Confira este:

01 - Ninguém é perfeito
..... (Elizabeth)
02 - Paizinho
..... (Ronaldo Corrêa)
03 - Eu choro
..... (Ronaldo Corrêa)
04 - A menina
..... (Regina Corrêa)
05 - Smile
..... (Charles Chaplin – John Turner – Geoffrel Parsons)
06 - Tente perdoar
..... (Marcos Roberto – Dori Edson)
07 - Não há ninguém como você (I'll never find another you)
..... (Tom Springfield – VS: Rossini Pinto)
08 - Amor tão grande
..... (Rossini Pinto – Renato Gadelha)
09 - Silencio é ouro (Silence is golden)
..... (Bob Crewe – Bob Gaudio – vs: Rossini Pinto)
10 - Meu domingo triste
..... (Roberto Corrêa – Silvio Son)
11 - Que fazer pra não chorar
..... (Roberto Corrêa – Silvio Son)
12 - Você só pensa em você
..... (Luiz Ayrão – Edson Ribeiro)

FICHA TÉCNICA

Diretor de produção – Milton Miranda
Diretor musical – Lyrio Panicali
Assistente de produção – Rossini Pinto
Orquestrador e regente – Maestro Nelsinho
Diretor técnico -  Z. J. Merky
Técnico de gravação – Jorge Teixeira e Zilmar Araújo
Técnico de laboratório – Reny R. Lippi
Layout e fotos – Studio Maitiry

12 comentários:

  1. http://www17.zippyshare.com/v/77661758/file.html

    ResponderExcluir
  2. A faixa 10 "Meu Domingo Triste" está com várias músicas, totalizando mais de 31 minutos de reprodução.
    Élcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élcio

      Você deve ter baixado o disco assim que postei. Não deixei nem meia hora no ar, e fiz o acerto. O link acima está com a faixa acertada. Desculpe-me. Abs.

      Excluir
  3. Semcomentários, parabens, já tinha baixado esse dsico mais o som muito ruim, obrigado

    ResponderExcluir
  4. Amigo Chico, só você mesmo, nos presentear com tanta informação. Agradeço a Deus por fazermos parte de uma Geração, que sabe o que musica.Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  5. muito bom cara este blog é maravilhoso a escolha dos discos fantastico, parabens.

    ResponderExcluir
  6. boa noite , meu caro e como é que faço para participar do blog( muito bom), para postar informações, músicas e copiar também , estou bem por fora de como utilizar.

    abraço, beds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está participando do blog ao escrever seu comentário. Pra baixar o disco, é só copiar o link acima, do Zippyshare, e colar no seu navegador. Depois, é só abrir a página e fazer o download. Abs.

      Excluir
  7. Obrigado, caro Chico, e parabéns pelo acervo. Quando surgir um tempinho vou mandar alguma coisa também. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Thanks for this complete review of their albums. It is difficult to find a comprehensive summary - now I understand what they recorded, in which version of the trio, and when. Gracias.

    ResponderExcluir
  9. caro chico! sou fã do seu blog! voce teria um disco : don ricardo? gravadora caravelle! acho que é de 1968 ou 69! grato e parabens pelo acervo maravilhoso!

    ResponderExcluir