Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A música de Luiz Carlos Paraná (LP Som Livre 1973)

Carlos Paraná é o autor de "Maria, carnaval e cinzas", gravada por Roberto Carlos
Depois do rock presente no post anterior, nada como ouvir MPB de primeiríssima qualidade do cantor e compositor  Luiz Carlos Paraná. Em 1970, ele tinha gravado três músicas para o seu primeiro LP solo, um projeto da Marcus Pereira Publicidade, mas o trabalho não foi finalizado porque faleceu em 3 de dezembro daquele ano. Em 1973, numa homenagem póstuma, foi lançado pela Som Livre este “A música de Carlos Paraná”, com as três canções e outras 10, interpretadas pelos amigos Adauto Santos e Emílio Escobar. No repertório estão os sucessos “Maria, carnaval e cinzas”, música do III FMPB gravada por Roberto Carlos em 1967, e “Queria”, hit de 1964 na voz do seresteiro Carlos José, entre outras.

Luiz Carlos nasceu em Ribeirão Claro, estado do Paraná, no dia 15 de março de 1932. Lavrador até os 19 anos e depois comerciário, aprendeu sozinho a tocar violão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou em pensão na qual teve a companhia de um músico iniciante chamado João Gilberto. Lá, dividia sua rotina entre o trabalho como comerciário e as apresentações musicais em boates. Anos mais tarde, Luiz se mudou para São Paulo, onde foi responsável pela criação do Bar Jogral, ponto de encontro de intelectuais, músicos, compositores e poetas na capital paulistana. Sua faceta de compositor começou a ter destaque em 1964, com a gravação de Carlos José para sua música Queria, sendo que em 1966 ficou em segundo lugar no II FMPB com a música “De paz e amor”, parceria dele com Adauto Santos.

No ano de 1967, Paraná lançou um compacto com as músicas “Capoeira do Arnaldo” e “Napoleão”, e teve destaque na primeira edição da Bienal do Samba, cantando a música “Samba do suicídio”, de Paulo Vanzolini. Em 1969 e em 1970, ele foi responsável pela produção de discos "derivados" do bar Jogral - Jogral 69 ou Os homens verdes da noite e Jogral 70. Teve músicas gravadas por Hebe Camargo, Agnaldo Rayol, Cascatinha e Inhana, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Angela Maria e outros.  Luiz tinha saúde frágil e morreu de cirrose aos 38 anos. Ironicamente, Luiz não consumia álcool, e a doença foi provocada por hepatite, segundo constatei em pesquisa. Por sua importância na MPB, o artista foi biografado por Thiago Bechara no livro “Luiz Carlos Paraná – O boêmio do leite”, lançado em agosto de 2012 (veja foto acima). Confira o post:

01 - Carlos Paraná – Resignação
..... (Carlos Paraná)
02 - Carlos Paraná - Vou morrer de amor
..... (Carlos Paraná)
03 - Adauto Santos - Maria, carnaval e cinzas
..... (Carlos Paraná)
04 - Emilio Escobar - Nem sequer uma rosa
..... (Carlos Paraná – Victor Rafael)
05 - Adauto Santos - De amor ou paz
..... (Carlos Paraná – Adauto Santos)
06 - Emilio Escobar – Queria
..... (Carlos Paraná)
07 - Adauto Santos - De um só amor
..... (Carlos Paraná)
08 - Carlos Paraná - Cafezal em flor
..... (Carlos Paraná)
09 - Emilio Escobar - Se for pra medir saudade
..... (Carlos Paraná)
10 - Adauto Santos - Canoa vazia
..... (Carlos Paraná)
11 - Emilio Escobar - Marcha do amor sem esperança
..... (Carlos Paraná – Walter Santos)
12 - Emilio Escobar - Você merece um tango
..... (Carlos Paraná)
13 - Adauto Santos - Último canto
..... (Carlos Paraná – Adauto Santos)

3 comentários:

  1. http://www60.zippyshare.com/v/84672063/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo ouvir as músicas do LP Som Livre A música de Carlos Paraná. Agradeço se me ensinarem como devo proceder.

      Zilar Pereira

      zilper@uol.com.br

      Excluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/VT1LmM6Q/0173_-_CPR.html

    ResponderExcluir